Depois de tanto ouvir as pessoas me cobrando a programação cultural do dia e dizendo que eu deveria fazer um blog, me rendi!
É algo que faço despretenciosamente, apenas por gostar de estar antenada a tudo que acontece à minha volta, principalmente, no meio cultural. Mas não posto uma agenda cultural de tudo que acontece na cidade, não. Posto o que gosto, o que considero bom. Mas são apenas as MINHAS opiniões. Nenhum preconceito e sim, preferências pessoais que resolvi compartilhar com vocês.

Espero que seja útil e que vocês curtam bastante!



Minha foto
Jornalista, produtora de eventos, leonina, completamente apaixonada por BH, Gente, pela Vida e por tudo que envolve Arte e Cultura.

Facebook

Posts Diários

domingo, 15 de janeiro de 2012

GALANGA, CHICO REI

De 06 a 29 de janeiro, o Espaço Cultural Tambor Mineiro apresenta “Galanga, Chico Rei”, espetáculo musical afro-brasileiro. Textos e canções do destacado compositor Paulo César Pinheiro; direção musical de Titane e direção geral do dramaturgo João das Neves. Maurício Tizumba encabeça o elenco.

A montagem traz a fabulosa história da vida de Chico, rei de uma tribo do Congo, trazido como escravo ao Brasil e que se torna herói. Revê a história tradicional do Brasil e de sua cultura sob o prisma da identidade afro-brasileira. A tradição oral também está presente em cena, várias versões de uma mesma história sendo contadas, muitas vezes, de forma simultânea.

Repete a parceira entre Paulo César Pinheiro, João das Neves e Maurício Tizumba, iniciada em “Besouro Cordão-de-Ouro” (2006), continuando a pesquisa e a linguagem desenvolvida, que mostrou inovação na temática, na música e na linguagem cênica, resultando em turnê de quatro anos, no prêmio Shell de melhor música e críticas entusiasmadas em todo país.

Na trilha sonora, composições inéditas em ritmo de congada. O cenário reproduz um quartel de congadeiro, onde se faz as festas e cerimônias, apresentando algumas formas dos sete termos fundamentais do congado e suas coreografias.

Congada
Bailado dramático tradicional em vários estados brasileiros, principalmente em Minas Gerais e os figurantes representam, com cantos, danças, cortejos e música, a coroação de um rei do Congo, mesclando cultos católicos e africanos. Rituais dedicados à protetora tradicional dos negros no Brasil, Nossa Senhora do Rosário e santos negros, especialmente São Benedito e Santa Efigênia.
Elenco: Maurício Tizumba, Alysson Salvador, Bia Nogueira, Denilson Tourinho, Evandro Passos, Everton Coroné, Felipe Gomes, Kátia Araccelle, Lucas Costa, Maíra Baldaia e Rodrigo Jerônimo e Wellison Pimenta.

Galanga, Chico Rei

Dias: 06 a 29 de janeiro
Horário: sexta e sábado, às 21h; domingo, às 20h
Local: Tambor Mineiro
End.: Rua Ituiutaba, 339. Prado
Entrada: R$20 (inteira) / R$10 (meia)
Classificação etária: Livre
Informações: (31) 3227-1187 / 3295-4149
Fonte: Sou BH

Nenhum comentário: