Na primeira semana de maio, o Vivadança Festival Internacional faz sua estreia na capital mineira. O evento será realizado de 1° a 06 de maio, no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, com atrações nacionais e internacionais.
O festival acontece há seis anos, no mês de abril, em Salvador, onde é apresentada uma amostra da atual produção de dança de diversas partes do mundo. A programação é dedicada às linguagens da dança e seus caminhos, refletindo as inquietações artísticas e os meios de produção, diálogo e difusão que envolvem o segmento. O 6° Vivadança conta com profissionais de 18 países, entre artistas, pesquisadores, professores, curadores e fomentadores culturais.
Entre as atrações nacionais que serão conferidas em BH está “Por um Fio”, da companhia mineira Mimulus. O espetáculo mergulha no universo dos bordados, escritos e amontoados de Arthur Bispo do Rosário. A outra montagem é “Aroeira – Com Quantos Nós Se faz uma Árvore”, da companhia baiana Viladança, que faz uma abordagem poética de imagens do cotidiano a partir de trilha sonora inédita – guardada há mais de 15 anos – de Milton Nascimento. No musical, didático e criativo, bailarinos cantam e interpretam para contar a história de um garoto que gosta de rap e skate. Ao se apaixonar por uma estudante de balé, o menino mergulha no universo da dança.
Das atrações internacionais, “Solos Stuttgart”, da Alemanha, com vencedores e finalistas do “Internationales Solo-Tanz-Theater Festival” e intérpretes de Burkina Faso, México, França, Rússia, Itália e Polônia. As coreografias são caracterizadas pela busca de novas formas de expressão e uma linguagem de movimento individual, mas também por tradições culturais de sua terra natal. E o espetáculo “Passage”, da Martinica, do dançarino e coreógrafo José Chalons, se inspira no movimento das danças africanas e no gestual japonês, o que levou a chamá-lo de Afro-Buto. O encontro de duas culturas resultou no nascimento desta inusitada pesquisa encarnada no palco por um anjo e seu encontro com a terra. O personagem caminha e atravessa etapas da vida humana, como a dor, a velhice, a morte, a reencarnação.
Programação:
- Dia 1º de maio, às 21 horas - Solos Stuttgart (Alemanha);
- Dia 02, às 21 horas - “Passage” da Tête Grainée Cie (Martinica);
- Dia 04, às 21 horas - “Por um Fio” da Mimulus Cia de Dança (MG);
- Dia 05, às 21 horas – “Aroeira – Com Quantos Nós se Faz uma Árvore” do Núcleo Viladança (BA);
- Dia 06 de maio, às 17 horas – “Da Ponta da Língua à Ponta do Pé” do Núcleo Viladança (BA).
Endereço
Teatro Oi Futuro Klauss Vianna , Avenida Afonso Pena, 4001 – Mangabeiras
Telefone
(31) 3229-3131
Data
01/05 até 06/05
Horário
21h
Preço
R$10 inteira e R$5 meia
Fonte: Sou BH

Nenhum comentário:
Postar um comentário