A Casa Fiat de Cultura exibe entre os dias 22 de maio e 15 de julho, a Exposição "Caravaggio e Seus Seguidores".
A maior mostra de obras do gênio na Caravaggio na América do Sul, reúne importantes pinturas do artista, além de obras de grandes pintores, seguidores do mestre como: Orazio Gentileschi, Mattia Preti, Jusepe da Ribera e Giovanni Baglione.
Sobre o artista
Dono de uma personalidade polêmica e propensa ao conflito, Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610) continua procando controvérsias mais de 400 anos depois de sua morte. De acordo com a versão mais recente sobre o seu falecimento, apresentada pelo pesquisador Vincenzo Pacelli, o pintor teria sido assassinado e o seu corpo, lançado ao mar por membros da Ordem de Malta, organização católica fundada nas Cruzadas. A prova estaria registrada em um documento dos arquivos secretos do Vaticano, o qual aprovara a execução do pintor italiano. O crime seria uma revanche.
Essa descoberta adiciona mais uma possível causa à morte do pintor: já se falou de malária a infecção intestinal. Ela reforça a tendência de analisar a arte de Caravaggio conforme a sua trajetória conturbada. É como se os efeitos das suas pinceladas ficassem mais claros à interpretação depois de um exame cuidadoso do seu comportamento devasso e, por vezes, criminoso. “Ele foi o perfeito outsider”, definiu Keith Christiansen, curador responsável desde 1977 pela coleção de pinturas dos velhos mestres europeus do Metropolitan Museum of Art (Nova York).
O agendamento de visitas orientadas para grupos e assessoria educativa podem ser feitos pelo telefone (31) 3289-8910 e e-mail agendamento1@casafiat.com.br
Local
Casa Fiat de Cultura
Endereço
Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250. Belvedere
Telefone
(31) 3289-8900
Data
22/05 até 15/07
Horário
10h
Preço
Entrada Franca
Fonte: Sou BH

Nenhum comentário:
Postar um comentário